3 de fev de 2011

Workshop- Mediação para alunos Autistas, TDAH e outros transtornos correlatos


                                                                                                              Autor: Fidalgo Pedrosa


16 horas-aula teórica e prática
Dias: 12 e 19 de fevereiro (aos sábados)
Horário: 09:00 às 18:00 h
Local: Auditório da Universidade
Estácio de Sá – Nova América

Inscrições:

http://www.infinitysolucoes.com/
http://www.infinitysolucoes.com/curso-workshop1.html
Tel: (21) 3287-1387/8540-5662

Público-alvo: Mediadores, facilitadores, professores, estudantes (pedagogia, fonoaudiologia, Psicologia, Psicopedagogia, Ensino médio), coordenadores pedagógicos...

Objetivo do Curso:
Fornecer suporte e técnicas para trabalhar com alunos portadores de necessidades especiais.
Existe ainda, a possibilidade de encaminhamento para estágios para quem participar do curso.
Maiores informações sobre estágio e curso, entrar em contato:
Tel: (21) 3287-1387/2564-1969/8540-5662

Conteúdo:
Dia 12/02/11
09:00 à 12:00h – “Transtorno do Espectro Autístico: Compreendendo para Melhor Incluir”
Palestrante: Drª Carla Gikovate

Conceito sobre autismo e asperger
Como integrar autistas com não autistas
Programas de inclusão social através de colegas não autistas
Orientação para crianças não autistas que convivem com autistas
Atividades para autistas de alto funcionamento

12:00 à 14:00h – Intervalo para o almoço

14:00 às 18:00h – “Abordagens legais sobre o processo de Inclusão Educacional”

Palestrante: Izabel Moura

Objetivo:

Fornecer informações dos aspectos legais sobre o processo de inclusão educacional à partir da constituição de 1998/lei, diretrizes e bases da educação nacional.
Política de educação especial na perspectiva da educação inclusiva.
Discutir a atual legislação brasileira sobre inclusão
Caracterizar, avaliar e atender os alunos pedagogicamente dentro dos TGDs.
Adequação curricular, orientação e efetivação da adequação
Avaliação das necessidades educacionais específicas.
Planejamento de respostas educativas

Dia: 19/02/11

09:00 às 10:40 – “TDAH na escola: Estratégias de Ação Pedagógica”

Palestrante: Maria José

Hiperatividade na escola: Algumas orientações de como trabalhar em sala de aula.
Como Identificar e trabalhar com TDAH na Escola
Dicas para o professor lidar com Hiperativos
Estratégias de Ação pedagógica

Bullying

11:00 às 12:00 – “Estratégias para Estimular a Comunicação do Alunado Autista Verbal e Não Verbal:

Palestrante: Adriana Fernandes
Dicas para facilitar o compartilhar da atenção
Como Estimular a Comunicação
Recursos Gestuais e Visuais para melhorar a comunica

12:00 às 14:00H – Intervalo para o Almoço

14:00 às 18:00H – Avaliação e Terapia Comportamental (ABA/PECS)

Palestrante: Mariana Garcia

Objetivo:

Breve Introdução aos princípios da análise Comportamental aplicada e suas contribuições para a Intervenção no espectro do autismo. Apresentação de aplicações dos princípios do comportamento na avaliação de repertório comportamental e programação de condições de ensino que visam minimizar os déficits comportamentais decorrentes do autismo e promover o repertório de habilidades comunicativas, sociais e redução de comportamentos inadequados.
Análise do comportamento
Introdução aos princípios básicos do comportamento
Contingências de três termos
Reforçamento positivo e negativo
Extinção
Avaliação comportamental
Avaliação das condições ambientais
Avaliação dos reforçadores
Currículo de ensino
Programação de condições de ensino
Tentativas discretas
Ensino incidental
Modelagem: reforçamento por aproximações sucessivas
Cadeia de trás-para-frente
Técnicas de esvanecimento
Generalização
Avaliação da intervenção
PECS – Sistema de comunicação por troca de figuras.

PALESTRANTES

Drª Carla Gikovate - Neuropediatra, Mestre em Psicologia clínica pelo programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica/PUC-Rio, Especialista em Educação Especial Inclusiva

Mariana Garcia – Psicóloga, Doutorada do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica/PUC-RIO

Isabel Moura – Mestre em Psicologia Social pela UGM, especialista em Psicologia Educacional pela UFRJ, integrante da Equipe Técnica do Instituto Municipal Helena Antipof/SME/IHA-RJ, coordenadora do curso de Pós-graduação em Educação Inclusiva da Universidade Barra Mansa

Adriana Fernandes – Graduada em Fonoaudiologia pela UERJ, Pós-Graduada em Educação Inclusiva pela PUC-Rio, Certificada em Linguagem pelo IFF/Fiocruz, Certificada em Transtorno do Espectro do Autismo pela PUC-RIO.

Maria José – Graduada em Pedagogia pela UFRJ, Pós-Graduada em Psicopedagogia pela PUC/RIO, Curso de Didática de Nível Superior – PUC/RIO. Especialista em TDAH.





Nenhum comentário: